quarta-feira, 17 de julho de 2013

A internet como ferramenta cultural

A internet é um recurso que tem um grande valor para a sociedade atual, pois através dela se torna possível a união de diferentes culturas em um só lugar. Desta forma muitas pessoas que nunca haviam saindo de suas casas passam a ter a oportunidade de conhecer países, cidades, lugares e até mesmo um quadro de Picasso somente com um click.

É importante que pense nela como uma ferramenta que pode levar vários povos a se conectar e compartilhar suas experiências e culturas, além, das suas diversidades tornando assim cada povo mais unido pelas suas ideias e conceitos e ao mesmo tempo mais distante pelo espaço. Juliano Spyer (2011) diz:

"Nem santa nem bruxa. Não se trata de desmerecer as coisas incríveis que a Internet proporciona nem de condenar tudo indiscriminadamente como um grande conto do vigário, mas considerar que a Internet pode ser apenas aquilo que cada um escolhe fazer com ela." p. 22

A internet é uma ferramenta capaz de muitas coisas, mas para que ela funcione adequadamente é imprescindível que cada um faça a sua parte, fazendo da internet não uma página de futilidades ou agressões a culturas e maneiras de vida indivíduais. O jornal Los Angeles Times nos da um grande exemplo de como ser útil e produtivo no meio on-line:

Los Angeles Times: “Cuidado con las percepciones. Si usted se hace ‘amigo’ de una fuente o se une a un grupo a un lado del debate, haga lo mismo con el otro lado también. Entienda también que los lectores pueden ver su participación como aceptación de sus puntos de vista; aclare que usted está buscando ideas para historias o simplemente colectando información. Considere que usted puede ser un observador del contenido ‘online’ sin participar activamente”. p. 9

Referências:

BRAMBILLA, Ana (org.). Para entender as mídias sociais. Disponível em: < http://issuu.com/anabrambilla/docs/paraentenderasmidiassociais>. Acessado em: 17 de Jul. de 2013.

HOHMANNY, James. Las 10 mejores prácticas para medios sociales: guías útiles para las organizaciones periodísticas. Comité de ética y valores de ASNE (American Society of News Editors), 2010-2011.

Um comentário:

  1. Oie, vale a pena revisar o texto. Vide: "nunca haviam saindo". Você poderia ter colocado um link para um quadro de Picasso - o leitor, vulgo eu neste caso, fica curioso quando você diz click! Dá uma olhada geral em plurais. Não vi a referência para Juliano Spyer. A Referência correta seria: "Juliano Spyer (2011, p.22) diz:". Nas referências creio que você citou a obra como um todo, tem que ser específica do texto que você leu. Também poderia ter colocado link para a última referência. []s da Prof. Ale

    ResponderExcluir